Se você é um administrador, executivo, empreendedor ou trabalha na área administrativa provavelmente já ouviu falar do princípio de Pareto. O que talvez nunca tenha pensado é que essa ferramenta tão usada na administração dos negócios possa ter uma grande validade na construção da sua marca pessoal.
De forma resumida, o princípio de Pareto diz que 80% dos resultados que conseguimos são em consequência de 20% dos nossos esforços. Ou seja, a menor parte das ações ou dos produtos são os que garantem os maiores resultados.
Por exemplo, 80% do lucro de uma loja é proveniente de 20% dos produtos, cerca de 20% das suas postagens serão responsáveis por 80% do tráfego do seu blog e assim por diante.
Usando o princípio de Pareto na sua marca pessoal
Pense em algumas situações do seu dia a dia.
Quando você está em busca de uma nova recolocação profissional, por mais que divulgue para toda a sua rede de contatos, quantos realmente irão lhe ajudar? Provavelmente apenas 20% irão se empenhar para lhe indicar para uma vaga.
Você foi convidada a dar uma palestra em uma faculdade. É bem provável que uma boa parte dos alunos tenham interesse em participar para adquirir mais conhecimento, porém, somente cerca de 20% se tornarão seus seguidores nas redes sociais e darão continuidade a esse relacionamento.
Há um tempo atrás falei da importância de conseguir seguidores e não apenas likes nas redes sociais. Esse é um belo exemplo do princípio de Pareto para a sua marca pessoal.
Enquanto 80% apenas dá um like nas suas postagens, 20% se tornam seguidores fieis.
Porém, apesar de apenas uma parte de seu networking ser o que efetivamente contribui com o crescimento da sua marca pessoal, todos tem a sua importância.
A regra é bem parecida com a que usamos na construção de nosso personal branding: investimos em nosso ponto forte, nos tornamos especialista em um assunto, mas sem deixar de lado os demais assuntos que nos rodeiam.
Dicas para construção da sua marca pessoal
Se você quer construir a sua marca pessoal sem desperdiçar tempo, uma dica é aplicar o princípio de Pareto. Fiz um resumo com algumas delas que podem ser usadas no seu dia a dia.
- Tenha claro quais são seus objetivos na construção da sua marca pessoal. Lembre-se que os resultados dependem de você e não dos outros.
- Saiba identificar quais são as pessoas ou estratégias que conseguem realmente impactar nos seus resultados.
- 20% das suas ações é que melhorarão 80% da sua vida e impactar positivamente na sua marca pessoal. Essas é que devem ser olhadas com mais atenção e receber mais investimento.
- Faça um planejamento das ações que realizará e garanta que elas estejam alinhadas com os seus objetivos.
- Otimize o seu tempo. Se você tiver apenas 30 minutos por dia para promover a sua marca pessoal, deixe de 20 a 25 minutos para investir nos 20% que dão mais resultados.
- Invista nas redes sociais, elas são bastante eficazes na construção da sua marca e lhes dão visibilidade. Mas, em vez de criar uma conta em todas as existentes, use apenas as que podem dar bons resultados a sua marca.
- Não desanime se os seus artigos nem sempre tiverem um bom alcance. Como já disse, cerca de 20% deles é que serão responsáveis pelo tráfego do seu blog. Quando fizer vídeos para o Youtube o mesmo pode acontecer, mas não desanime, com o tempo a sua marca pessoal vai sendo construída e sua visibilidade aumenta.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é você!
Jac Lopes
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