Hoje decidi fazer um texto um pouco diferente do que vocês estão acostumadas. A ideia é conseguir responder de forma simples e objetiva as principais dúvidas que eu recebo sobre marca pessoal nos últimos meses.
Para isso fiz uma seleção com perguntas que acho importantes na construção da sua marca . Quem sabe algumas delas você não estava para me perguntar?
- O que é Personal Branding?
O personal branding nada mais é do que a marca pessoal, um assunto que já venho falando faz bastante tempo.
Conforme define Aldo Wandersman é “a construção estratégica de uma entidade que cause na sua audiência a percepção mais correta e apropriada para seus objetivos de negócio e de vida”
Isso quer dizer que é uma marca que você constrói com o objetivo de transmitir uma mensagem específica para as pessoas ao seu redor e assim conquistar seus objetivos. Por exemplo, se deseja ser uma administradora bem-sucedida sua marca deverá transmitir confiança, liderança e quesitos necessários para criar essa imagem.
- Sou empreendedora. Por que devo me preocupar com minha marca pessoal?
Não importa qual a sua função, ramo de atuação ou objetivos de vida, todos precisam se preocupar com a marca pessoal.
Se você é uma empreendedora isso irá lhe ajudar nos negócios, pois com seu personal branding bem trabalhado conseguirá reconhecimento e prestígio. Isso ajudará a alavancar os negócios e será uma vantagem competitiva.
- Sou apenas uma funcionária dentro da empresa. Por que devo me preocupar com minha marca pessoal?
Você jamais deve pensar que é apenas mais uma, porém, esse pensamento é bastante comum quando não se trabalha a marca pessoal. Se a ideia é não crescer profissionalmente e não ser reconhecida, então, você pode optar por continuar como está.
Só que eu acredito que todos buscam um crescimento profissional, estou certa? Pode ser na empresa que está agora, em outra no futuro ou no seu próprio negócio.
Quanto mais cedo trabalhar a sua imagem melhor será a construção da sua marca pessoal e, esse que será o grande diferencial entre ser “só mais uma funcionaria” ou “a profissional que todos admiram”.
- Personal Branding é “coisa de artista”?
É lógico que não. Apesar da ideia de trabalhar o personal branding ter surgido com esportistas e logo ter se espalhado para outros artistas, não se resume a eles.
Marca pessoal é “coisa” de quem busca reconhecimento, quer melhorar a cada dia e atingir os seus objetivos. Por isso, todos, independentemente de qual profissão ocupam precisam trabalhar a marca pessoal.
- É possível desenvolver minha marca pessoal sozinha?
Você pode desenvolver a sua marca pessoal sozinha, porém, o caminho será muito mais difícil. Terá de aprender com tentativas e erros, pesquisar muito e em alguns momentos se sentir sozinha, sem saber para onde ir. Mas não quer dizer que não conseguirá.
Porém, se você tiver a ajuda de pessoas mais experientes, que já passaram por esse processo, tudo se torna muito mais simples. A construção da marca pessoal a 4 mãos ou mais pode garantir resultados muito melhores em menos tempo.
- Afinal, quais são os passos para desenvolver uma marca pessoal de sucesso?
Sempre comento dos passos necessários em meus artigos, então vou falar deles de uma forma bem sucinta.
- Identifique os seus propósito e objetivos
- Conheça quais são seus diferenciais
- Acredite no seu valor
- Defina quem é o seu público-alvo e suas personas
- Use as redes sociais a seu favor
- Compartilhe o seu conhecimento
- Se promova e invista em network
- Interaja com a sua audiência
- Quais são os maiores exemplos de Personal Branding no Brasil?
Temos muitos bons exemplos de marca pessoal no Brasil. Se parar e pensar encontrará algum bem próximo a você, é só imaginar as pessoas bem-sucedidas e que admira.
Uma pessoa que está em evidência na mídia é a Anitta. Ela começou como uma cantora de funk que seria apenas mais uma se não tivesse trabalhado tão bem a sua marca pessoal. Ao longo de sua carreira ela buscou se policiar e transmitir uma imagem de profissional séria. Ela fez parcerias que a colocaram ainda mais em evidência e hoje colhe os frutos, sendo indicada a vários prêmios e partindo para uma carreira internacional.
Mas, como eu disse, isso não é coisa apenas de artista. Eu me considero um bom exemplo de personal branding.
Consegui construir uma carreira sólida e tenho como marca pessoal a de ser uma profissional muito: competente, criativa e com grande empatia. Recebo reconhecimento das pessoas que já trabalharam comigo e também de algumas que eu nem imaginava que me conheciam.
Vou dar um exemplo fresquinho ouvi esses dias do casal Cicero e Flávia, ambos experts da Top@You do programa o sabático, a seguinte frase:
Você é a Jac Lopes? Ex-diretora da Multiplan? Nossa como ouvi falar de você nas minhas entrevistas profissionais. As pessoas diziam: “Eu já trabalhei com a Jac Lopes”. Queria muito saber quem era você que tinha tanta reputação.
Podem imaginar meu orgulho e gratidão quando ouvi isso?
Hoje integro o time de experts da Top2You não é a toa, construí ao longo dos anos e durante toda vida profissional reputação para ter uma marca pessoal de sucesso.
Podemos citar muitos outros bons exemplos de personal branding no Brasil. Temos a Maria da Penha que ficou conhecida por lutar contra a agressão a mulheres, Zilda Arns Neumann fundadora da Pastoral da Criança e indicada várias vezes ao Prêmio Nobel e Adriana de Oliveira Melo que é médica e identificou a relação do vírus da zica com a microcefalia e hoje atua combatendo o mosquito transmissor da doença.
Existem muitas outras mulheres que servem de exemplo, mas seria impossível citar todas as merecedoras.
- Quais são os diferenciais que devo ter para ter uma marca pessoal forte?
Cada um possui uma habilidade e nisso é que você deve investir.
Os seus pontos fortes é que devem ser ressaltados o tempo todo, isso que tornará a sua marca forte: as suas habilidades. E para manter isso nunca perca o seu propósito, pois ele é que norteia para onde quer ir e o que deseja conquistar.
- Como posso ter lucro com a minha marca pessoal?
Sim. A sua marca pessoal é que te permite atingir os seus objetivos nos negócios e consequentemente consegue ter lucro com isso. Quanto mais reconhecida, mais valorizada é a sua marca e isso lhe traz retornos financeiros.
Espero ter ajudado com as dúvidas mais comuns. Mas se ainda ficou alguma é só colocar nos comentários que eu lhe respondo.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes
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