Há pouco tempo falei da solidão do empreendedorismo, o que é mais fácil de compreender, afinal, você muitas vezes é dono do negócio e não tem um sócio para compartilhar o cotidiano.
Hoje vou falar sobre solidão no trabalho, um dos problemas mais comuns (e dolorosos) na vida da mulher moderna.
Quando se fala em solidão no trabalho, logo vem a pergunta: como alguém pode se sentir sozinho quando existem várias pessoas ao seu redor? Uma vez que não é possível conduzir uma empresa por conta própria, como algumas pessoas podem se sentir só?
Não podemos fingir que a solidão no trabalho não existe apenas porque não a imaginamos. As pessoas podem ter esse sentimento mesmo fazendo parte de uma equipe. E não se envergonhe eu mesma líder de grandes equipes, com muitos colaboradores, muitas vezes já me senti muito só.
Isso acontece principalmente porque as pessoas não sabem do que são capazes, falei sobre conhecer as suas habilidades nesse artigo “Reconheça seus talentos e construa sua marca pessoal”.
Por conta da solidão, muitas mulheres – muitas até mesmo bem sucedidas na vida profissional – não se sentem seguras para tomar decisões, como contratar um funcionário ou até mesmo dar uma ideia em uma reunião.
Esse medo faz com que cada vez mais a pessoa se feche no seu mundo, deixando de interagir e comece a agir sozinha.
Logo vem o sentimento de solidão.
Você não está desamparada para sofrer com a solidão no trabalho
A solidão no trabalho só acontece se você deixar, por isso quando se sentir sozinha, se pergunte: com tantas pessoas ao meu redor, como eu sinto que não tenho ajuda? Por incrível que pareça, muitas vezes a resposta mais óbvia “porque eu procuro ajuda”.
Por isso, entenda que você faz parte de uma equipe e deve trabalhar junto com ela para realizar bem o seu trabalho. Não deixe de interagir, dê a sua opinião e, principalmente, peça ajuda.
Entenda: pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza. Pedir ajuda inclusive pode passar uma ótima imagem para seus colegas e superiores, já que você estará sendo humilde e profissional o bastante para lidar com questões difíceis do dia a dia.
Veja abaixo algumas dicas que me ajudaram (e hoje ajudam várias outras pessoas) a enfrentar o desafio da solidão no trabalho.
1. Encare a solidão como um desafio que pode ser vencido
Se não fizer isso em algum momento, não importa em que empresa trabalhe ou se tem o seu próprio negócio, sempre esse sentimento de solidão irá te perseguir.
Lembre-se que este sentimento negativo é apenas mais um obstáculo psicológico que você precisa superar para ter sucesso e construir a sua marca pessoal. Quando faltar motivação, pense nas pessoas que podem se beneficiar com a sua mensagem.
2. Se cerque de pessoas boas
Quando está cercado de pessoas boas, geralmente elas percebem quando existe um problema e tentam ajudar uns aos outros. Quando tem profissionais ao seu lado que estão dispostos a crescer e proporcionar o mesmo aos outros, você nunca se sentirá sozinha.
Reconheça que existem outras pessoas andando na mesma direção que você e, na grande maioria dos casos, sempre poderá contar com elas. Eu tenho um mantra que falo todos os dias: Eu só atraio gente boa. Mentalize sempre esse frase. Funciona.
Não tenha medo de pedir ajuda
Como já falei: não deixe que nada te paralise.
Peça ajuda sempre que achar necessário, e pode ser para uma tarefa simples – não tem problema nisso se achar que não conseguirá resolver sozinho. A verdade é que nós, seres humanos, só conseguimos aprender quando estamos em comunidade.
Uma dica é ter em mente que o pior que pode acontecer é você ouvir um “não”. Nestes casos, continue seguindo em frente.
Não se sobrecarregue
Pode ser que você não perceba mas a solidão no trabalho as vezes é resultado da sobrecarga. Você tem tantas coisas para fazer que não consegue se desvincular delas, deixando de interagir com os pares de trabalho, pedir ajuda e dar suporte quando necessário.
Não elimine sua vida pessoal
Deixar de lado a sua vida pessoal para apenas trabalhar também pode resultar em solidão no trabalho. Isso porque você pode ficar tão focado em realizar as suas tarefas que esquece das coisas mais importantes da sua vida, que é a sua família e bem-estar.
A solidão no trabalho não deve fazer parte da sua vida. Se em algum momento perceber que ela está chegando, faça de tudo para afastá-la. A última dica é sempre fortalecer a sua marca pessoal – afinal, as pessoas gostam de ter alguém como influência e, quanto mais autoridade você tiver, mais pessoas estarão dispostas a te ajudar.
Forte abraço e lembre-se: Sua Marca é Você!
Jac Lopes